MOSTRA EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE

Circuito Ver Ciência e SESC Rio

A REVOLUCIONÁRIA IDÉIA DE DARWIN

Primeiro esboço de uma árvore evolutiva, do primeiro caderno de anotações de Darwin.

Primeiro esboço de uma árvore evolutiva, do primeiro caderno de anotações de Darwin.

Para alguns acadêmicos, a idéia da seleção natural de Darwin é merecedora de um prêmio, ganhando disparado das teorias de Newton e Einstein, pela sua revolucionária característica de unir duas questões absolutamente opostas: o mundo da matéria e do movimento sem qualquer utilidade ou propósito, o mundo da utilidade, do propósito e da beleza. E Darwin sabia que a sua proposta era ousada e desafiadora. Mas no limite, a revolução Darwiniana é sobre quem somos, do que somos feitos e qual o significado da nossa vida, até onde a Ciência puder responder a esta pergunta. Por isso, consideram que esta foi uma descoberta fora do comum, singular, e a mais desconcertante de todas as descobertas jamais feitas pela Ciência. A narrativa cruza o retrospecto da vida de Darwin, dramatizada no ambiente de sua época, com cientistas e pesquisadores de renome, de todos os cantos do mundo.

Seleção WGBH. Duração aproximada 60min

Este vídeo estará sendo exibido nas seguintes unidades do SESC:

SESC Santa Luzia – 18/8, 14h
SESC Três Rios – 19/8, 9h30
SESC Niterói – 20/8, 14h
SESC Nova Friburgo – 20/8, 14h
SESC Tijuca – 20/8, 14h

2 Comentários»

  Rosangela Ferreira Goyos wrote @

O filme é extremamente questionador, provocador e um pouco denso. Considerando-se o fato de ser um filme de época e com uma temática que exige um certo conhecimento prévio para melhor compreensão.
Os melhores resultados são obtidos se dividirmos o tempo de uma hora em pelo menos dois segmentos. Com isso, a atenção dos participantes seria melhor direcionada e o conteúdo melhor explorado.
Esse tipo de filme contribui muito para o levantamento de questões relacionadas a fatos atuais, como a evolução do vírus da gripe, a tolerância a medicamentos, enfim demosntrando que não precisamos ser cientistas e acadêmicos para vivenciarmos essas experiências. Observamos a seleção natural agindo no dia a dia e ressaltando principalmente, a intervenção do homem nesse processo de acordo com seus interesses.
Para mim, que tenho formação na área biológica, ficou fácil digerir a história toda o que não aconteceu com o nosso público composto de pessoas leigas e outras com apenas conhecimentos rudimentares, devido ao fato de tratar de apenas um trecho da vida de Darwin, faltando informações preciosas, dos coadjuvantes da história, como Huxley, grande incentivador de Darwin.

  Claudia wrote @

Obrigada pelos comentários Rosangela. Realmente, também senti falta de uma participação maior de Huxley e Wallace, dois personagens centrais, na trama do filme. Mas creio que ficaria difícil organizar o conteúdo em 60 minutos desta forma… De qualquer forma, creio que este é dos filmes mais bonitos sobre Darwin que eu já vi. Um abraço, Claudia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: