MOSTRA EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE

Circuito Ver Ciência e SESC Rio

200 anos de Charles Darwin

Darwin

Clique na imagem para fazer uma visita virtual em eventos sobre Darwin no mundo

O Sesc Rio apresenta, em comemoração aos 200 anos de Charles Darwin e aos 150 anos da publicação do livro “Origem das Espécies”, o “Circuito Ver Ciências – Sesc Rio – Mostra Evolução e Diversidade”. O público vai conferir nas unidades do Sesc as exibições de filmes, que trazem a tona a teoria de Darwin.

O circuito acontece nas unidades do Sesc Copacabana, Santa Luzia, Tijuca, Engenho de Dentro, Madureira, Ramos, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Três Rios, Barra Mansa, Teresópolis, Nova Friburgo e Campos. Clique AQUI e confira a programação.

O principal objetivo da programação, que é gratuita, é promover e incentivar a disseminação do conhecimento e da cultura científica através da linguagem audiovisual. Os programas de TV dos diversos países selecionados para as mostras anuais são exemplos de como a Ciência e a Tecnologia podem ser apresentadas de forma clara, atraente e até mesmo como entretenimento cultural.

A proposta deste Blogue é fazer com que a experiência da Mostra fique ainda mais rica. Aqui, você pode ter acesso a artigos, vídeos, imagens, links para sites sobre Darwin, Evolucionismo, Diversidade, além de ter um espaço para publicar seus comentários e/ou dúvidas.

Na coluna ao lado, você pode ter acesso às sinopses dos filmes exibidos na Mostra. Sinta-se a vontade para postar um comentário ou dúvida a respeito de cada um deles.

UFRJTeremos a participação da Professora Cláudia Russo do Instituto de Biologia Departamento de Genética da UFRJ, que estará respondendo todas as questões.

 

Você também  pode postar suas dúvidas nesta postagem. Para isso, basta clicar na palavra “comentário“, logo abaixo. Informamos que seus comentários e/ou dúvidas, serão mediados. Por isso, não serão postados, de imediato, no Blogue.

13 Comentários»

  Oscar José Júnior wrote @

O blog está bom, gostei da forma como está abordando os temas.

  Claudia wrote @

Obrigada, Oscar!

  Miguel Freire wrote @

Obrigado pela participação, Oscar! Seu elogio é um grande incentivo…
Abraços

  Welma wrote @

Adorei a iniciativa, o mais importante é disseminar o conhecimento, programação de qualidade e gratuita, maravilhoso…

  Claudia wrote @

Oi Welma,
Muito obrigada pela força. Um grande abraço, Claudia

  Flavia Moura wrote @

O blog está muito bem elaborado! Gostei muito das explicações, dos temas e dos vídeos escolhidos! Parabéns!

  Claudia wrote @

Obrigada pelos elogios, Flavia! Um grande abraço Claudia

  Phelipe Martins da Silva wrote @

Gostei muito de todos os filmes e documentários que assisti até agora, principalmente o “DNA, o futuro”, os cientistas Jim Watson e Mario Capecchi são bem ousados, porém acho que um cientisa deva ter limites (impostos pelo senso comum, pela ética e pela moral), não entendi muito bem sobre a tentativa de inserir mais par de cromossomos no nosso código genético (o 24º par) que seria artificial, e que, poderia ser “removido” a qualquer momento.

  Claudia wrote @

Oi Phelipe,
Fico feliz que você tenha gostado dos filmes. Realmente é uma seleção maravilhosa de pequenos ensaios sobre Genética e Evolução. Também gostei bastante deste do DNA, o futuro. Brilhantes, ousados e controversos são adjetivos comumente usados como referência aos geneticistas Watson e Capecchi.

O 24o par de cromossomos é uma idéia inovadora que parece mesmo ficção científica. Imagine um cromossomo inteiro artificial em cada uma de suas células. Isso pode ser realmente assustador! Talvez por isso, Capecchi já tenha imaginado que, para a tecnologia ser aceita, deveríamos poder “desligar” o cromossomo adicional, caso seus efeitos não fossem mais necessários ou desejáveis.

A técnica de desligamento de genes é um processo relativamente simples e rotineiro nos laboratórios de biologia molecular em todo o mundo. Os genes possuem regiões que regulam o processo de expressão dos genes. Tais regiões são como plataformas nas quais se ligam ativadores ou inibidores dos genes. A ativação dos genes leva, em última análise, à produção de proteínas, enquanto o gene fica numa fase de latência quando está inativo. Se um inibidor está ligado a uma região, o processo de produção de proteínas daquele gene é interrompido. Geralmente, tais regiões controlam a expressão de um ou de poucos genes num cromossomo. Entretanto, Capecchi vislumbra que este 24o par adicional de cromossomos deveria ter uma região controle para ativar ou inibir a expressão de todos os genes deste cromossomo adicional ao mesmo tempo.
Outro ponto fundamental que o vídeo toca é sobre a censura em Ciência. Alguém deve traçar um limite para os avanços tecnológicos ou científicos? Em caso positivo, quem deverá fazê-lo? Não são perguntas de respostas simples. Isso ilustra a importância do vídeo e da mostra Ver Ciência como um todo, pois não apenas cientistas e governantes devem participar do debate. Esse debate interessa a todos.
Como você mencionou, o vídeo mostra algumas possibilidades fantásticas que marcam a revolução que estamos presenciando nas técnicas de biologia molecular nos últimos vinte anos. Porém, se colocarmos nossa imaginação para pensar no futuro, provavelmente descobriremos que hoje estamos apenas arranhando a superfície de todo um universo de possibilidades nesta área da Biologia.

Um grande abraço,
Claudia

  Phelipe Martins da Silva wrote @

Olá Claudia, realmente a “Mostra Evolução e Diversidade” está me surpreendendo, sou aluno do CEDERJ (pólo de N.F.) e digo que estes filmes e documentários são uma preciosidade para os estudantes de Biologia. Estou muito feliz por poder ter acesso a estes materiais.

Até mais,

Phelipe.

  Claudia wrote @

Fico feliz por seus comentários, Phelipe. Gostaria muito de levar esta mostra para os pólos do CEDERJ. Vamos ver se a gente consegue. Um grande abraço, Claudia

  Phelipe Martins da Silva wrote @

Olá Claudia, gostaria de saber se você pode me passar seu e-mail, pois preciso te passar algumas coisas relativas ao CEDERJ (preciso muito de sua ajuda). Obrigado!

Qualquer coisa envie uma mensagem para o meu e-mail: martins.phelipe@yahoo.com.br

Abraços.

  Claudia wrote @

ok


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: